quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SAÚDE em Macau, eita que tá tudo mudando..15.




A CIDADE DA SAÚDE

Ora, ora, mas não é que de volta a minha terra adorada, tive a satisfação de saber que: Macau não precisa mais de médicos nem dentistas. O prefeito atual mandou não sei se por decreto ou se por decrépito, fechar todos os PSFs do município, cidade e distritos. Também proibiu que os exames e tratamentos fora de Macau tivessem continuidade, inclusive os doentes que fazem hemodiálise. Farmácias básicas são pra fecharem. Pra que remédios? Diabéticos, hipertensos, doentes psiquiátricos, cancerosos, tuberculosos, aidéticos, gestantes, crianças, adultos e idosos, a partir de novembro de 2008 não precisam mais tomar comprimidos, injeções, xaropes etc.
Exames de laboratórios, exames de raios X, ultrassonografias, mamografias, tomografias, ou mesmo um exame de fezes, não precisa mais ser feito na cidade de Macau. O Prefeito já determinou e pronto!
Que felicidade, finalmente o paraíso chegou á nossa cidade. Ninguém precisa mais de tratamentos médicos ou de dentistas. Cardiologistas, urologistas, cirurgiões, ortopedistas, psiquiatras, por favor, esqueçam a cidade de Macau.



Falando francamente fiquei surpreso. Passeei pelos bairros e distritos e lá estavam, todos os postos de saúde fechados. E o mais surpreendente, é que já estamos em meados de fevereiro de 2009 e não vi nem um grito de alerta. Não ouvi nem um brado da população, dos vereadores, dos políticos em geral, do ministério público, das representações de classe ou mesmo dos ex-doentes.
Uma nota nos jornais, nos blogs, nas colunas sociais, políticas ou mesmo nos programas de rádio. Não, ninguém falava nada.
Inclusive cheguei até a pensar que havia sido extinta a Secretaria de Saúde. Pois até o momento não há Secretário de Saúde. Não há agentes de saúde nas ruas. Não há combate ao mosquito da dengue. Não há medicamentos para o povo.
Maaaaaaaas nas ruas existia um clamor em surdina. Não sei se por medo de represálias, pavor, terror ou mesmo por subserviência escravatural ninguém tinha coragem de reclamar. Havia e ainda há um grito preso na garganta. O povo está sofrendo um verdadeiro holocausto administrativo. Está acomodado. Os doentes estão morrendo. As doenças estão se agravando. Os tratamentos estão interrompidos. Sem remédios aumentam os problemas de cabeça, depressões, brigas familiares, agressões, suicídios. Os doentes do coração aumentam suas pressões, ocorrem mais infartos.



Nós somos culpados.
Cadê nossos vereadores que nós elegemos na última eleição? Fátima Jácome, vem de uma família tradicional rica e sua saúde deve ser de ferro. Oscar Paulino, aposentado da policia federal deve ter plano de saúde vitalício e não importa se os seus eleitores de Diogo Lopes e Barreiras adoeçam. Champirra, petroleiro também tem plano de saúde oferecido pela maior empresa petrolífera da América do Sul. Lampião, depois de mostrar seu poderio econômico ao povo de Macau também cuida da sua saúde em outras terras. Leyla tem como herança de seu pai, o bonitão, verba suficiente para procurar em qualquer capital do país um tratamento adequado quando necessita. Magali Marcelino, segundo consta, tem a saúde patrocinada pela Petrobrás fora a benção do Sr. Prefeito e Zé Filho ainda tem a esperança de um dia ser novamente o preferido do prefeito então não quer ir contra a vontade do todo poderoso. Dr. Eduardo desapareceu do mapa e Dr. José Antonio tá descambando lá pras bandas de Guamaré.

Da oposição finalmente apareceu um grito de socorro em nome do povo. O neo-vereador Dercio Cabral, lá da COHAB, num momento de revolta, mostrou que dos eleitos, parece que vai se salvar algum. Fez uma denuncia ao ministério público, que andava cochilando, dizendo: Dra Promotora o povo de Macau está sem saúde, sem médicos, sem remédios, sem dentistas, sem exames, sem secretário de saúde sem governo e sem esperanças. Comenta-se que a Dra. Promotora fez o Sr. Prefeito assinar um acordo para que a cidade voltasse a ter saúde. O prefeito jurou de Pé Junto que traria a saúde do povo de Macau de Volta. É uma pena que a Dra. Promotora tenha acreditado, ou fingindo que acreditava, na palavra do Sr. Prefeito, pois até agora o prefeito não moveu uma palha para cumprir o prometido. Afinal de contas ele já está acostumado a lidar com a justiça, a seu modo.
Eita que ta tudo mudando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Resumiu em uma folha de A4 a realidade do povo....as supremacia que por hora usufrui os governantes, mas o povo não é burro uma hora tem que acordar...