quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Educação, eita que tá tudoo mudando 5


Á PEDIDOS...


Recebemos um comentário de um visitante sobre a matéria "Educação, eita que tá tudo mudando" postado no dia 30 de janeiro de 2009.

Publicação na íntegra:


"A propósito do trecho que segue

"E o que é mais grave, não ouvimos ou vimos nenhuma reação por parte dos professores, dos órgãos de classe como o SINTE, Conselho Municipal de Educação, se existe, Ministério Público, Vereadores ou mesmos dos Pais dos Alunos, principais prejudicados nesse arremedo de governo."

quero tecer um pequeno comentárioPrimeiro:quero lembrar uma frase um célebre americano, no século passado, que dizia: A PÁTRIA É O REFÚGIO DOS COVARDES. Seguindo este raciocínio, quero estender este refúgio para os ANÔNIMOS. Me explico, quando assim defendo este raciocínio. Talvez este anônimo "blogueiro" de hoje tenha sido, outrora, um serviçal de primeira hora deste governo, e quem sabe de governos passados. Como a teta da vaquinha secou, valendo-se do expediente covarde do ANONIMATO faz assim tão indignada luta contra a atual administração. Nem defesa nem ataque, caro "Anônimo blogueiro". Apenas uma constatação simples.Em segundo lugar, este "Anônimo blogueiro", defensor indignado dos destinos de Macau, bem que poderia informar-se, quando cita que

"não ouvimos ou vimos nenhuma reação por parte dos professores, dos órgãos de classe como o SINTE,..."

instiuições que, segundo ele, na sua ira, não estariam cumprindo com suas obrigações.Pois bem caro "Anônimo Blogueiro", O SINTE-RN, Regional de Macau, encarecidamente solicita um reparo na sua nota, já que não o conhecemos - mas o senhor nos conhece - e aí está a covardia do anonimato -, e venha, ou procure nas sua "fidedignas fontes" ( será que são?!?!?)as informações sobre as nossas atividades, e a nossa luta em favor dos Profissionais do Magistério Público de Macau. Se o senhor "Anônimo Blogueiro" se dignar a nos procurar, vai saber que este SINDICATO tem e vem cumprindo com as suas obrigações -

e não é de hoje, ou agora - na busca de melhores condições de trabalho e de acesso para profissionais e alunos da rede pública municipal de Macau.Venha, venha e nos contate. Assim ficará sabendo o que estamos fazendo na nossa luta. Mas venha à descoberto...

Caro "Anônimo Blogueiro", não tome como desaforo, ou como desafio. Mas, agradederíamos - falo em nome da nossa Coordenação Regional - se, numa próxima "notícia", o senhor tivesse o cuidado de verificar o que está escrevendo, para não - em nome do covarde anonimato - desconhecer a nossa luta. A nossa luta não é circunstancial... Como me parece ser este "blog".

MANOEL NAZARENO DA SILVA - Coordenador do SINTE-RN, Regional de Macau.
17 de Fevereiro de 2009 11:50"

Um comentário:

Macau13 disse...

Os trechos aspeados são do Anônimo blogueiro.

"Sr. Manoel Nazareno da Silva, M.D Coordenador do SINTE-RN, Regional de Macau, Mil perdões pede este insignificante escriba das hostes blogueiras da nossa região. Mil perdões pelas notas feitas, oriundas de notícias de nossas fidedignas fontes, onde nos transmitiram fatos que talvez, possam ser ou parecerem errôneas."

Caro Sr. "Anônimo blogueiro", este escriba talvez não seja tão insignificante, como diz, ao abrir este outro comentário; certamente, é bastante atencioso e humilde; grato pela deferência e pelo respeito.Pelo menos isso.

Mas não posso perdoá-lo: não sei quem és; ao menos, sabes quem sou. Não me escondo no anonimato. E reafirmo: talvez estejas bastante chateado, invejoso, ressentido, amargurado por não ter, nestes dias em que "está tudo mudando", um bubu, uma chupeta, um tanque de combustível, ou uma gratificação no teu "holerite" (é assim que se escreve, caro "Anônimo blogueiro"?!!?). Não é um desafio, mas bem que poderias, na tua humildade e sapiência (pedes perdão e citas Antonio Gramsci - terá sido o "Anônimo blogueiro", um "kamarada" dos velhos tempos?!?!?!?)"aparecer". Talvez assim a gente pudesse ver quem é mesmo que está falando o que deve ou o que não deve...

Quanto às tuas fontes, deve ser como as "fontes" das esquinas dos fazedores de opinião do nosso município que ficam soltando balões na tentativa de influenciar ou usufruir das "coisas da vaquinha": soltam o "boato"; se colar, colou...

Os fatos, qualquer que sejam eles, podem ser verdadeiros, ou falsos. Como este "Anônimo blogueiro" falou em Gramsci, permita-me - recorri ao nosso Google -, para lembrar quem disse: UMA MENTIRA CONTADA MIL VEZES, TORNA-SE VERDADE. E era assim que Joseph Goebbels fazia nos tempos de Hitler. Pode confirmar, "Anônimo blogueiro"? Pois bem, tuas fontes podem até estarem certas; ou podem estar erradas. Mas isto, caro "Anônimo blogueiro" é parte da gente... Incorre-se, às vezes, em erros. Pois bem, cuidado com as fontes...


"Conheço a luta do SINTE da nossa cidade. Não procuramos atingir a honra da instituição nem mesmo a dos valorosos companheiros militantes da luta sindical a favor dos Profissionais do Magistério Público de Macau."

Conhece a luta do SINTE, caro "Anônimo blogueiro"?!?!? Isto nos deixa um pouco mais perto um do outro, com o senão de saberes quem sou, e ninguém que te lê - quem sabe os teus lacaios?!?!? - te conhecem... Não tome como ofensa, por favor...É que com a sua colaboração de que a frase A PÁTRIA É O REFÚGIO DOS COVARDES, foi dita pelo italiano Antonio Gramsci, e que eu meio que inventei a "O ANONIMATO É O REFÚGIO DOS COVARDES", me fez tentar um pouco mais de erudição...Não pensei que este blogueiro quisesse atingir a honra da nossa instituição - é sócio!?!? ou já foi?!?!? Falas com tanta naturalidade e conhecimento de causa -, nem a de nenhuma pessoa que compõe a nossa coordenação local ou estadual. Falas a verdade, sim: nossa luta é valorosa. É reconhecida. Grato somos pelo teu reconhecimento...

"Maaaaaaaaaaaaaaas, não vimos nem ouvimos nos jornais, nas TVs, nas emissoras de rádio, nas panfletagens, nos cochichos, nos fuxicos nem nos boatos, uma menção sequer, sobre o episódio relatado na matéria. Caso tenha havido alguma ação, acho eu, deveria ter sido divulgada."

"Maaaaaaaaaaaaaaas" - copiei da sua expressão de espanto ou de contrariedade - talvez não tenhas sabido de nada sobre o "mencionado comentário" porque não tiveste - aqui faltou humildade da tua parte - em nos consultar sobre a questão. E,uma informação que tuas fontes não te deram: o nosso sindicato tem um Estatuto, e nele não prega, nem reza, nem tem escrito que é de nossa responsabilidade cobrar dos nossos administradores - os de calças compridas e ou os de saia - os desmandos, atos e ações erradas que permitiram o teu comentário, e permitem este nossa prosa. Mas, como não sabes nem tuas fontes, ainda assim o fizemos. Cobramos, sim, atitudes e ações que viessem a dar uma solução para as questões que este "Anônimo bolgueiro" elencou acima, e no comentário original...
Mas não fizemos cobranças circunstanciais, ou aproveitamos a ocasião para dela nos aproveitar...

"Caso tenha havido alguma ação, acho eu, deveria ter sido divulgada."

Não "ache", "Anônimo blogueiro"... Assim tuas fontes não te dão o suporte necessário de veracidade e confiabilidade aos teus escritos... Procure-nos, e teremos prazer em passar as informações que tivermos...

"Sei que o SINTE deve ter se pronunciado em público ou ex-ofício, sobre a falta de merenda nas escolas do município no semestre próximo passado, quando foi solicitado pela diretora da escola da COHAB que os alunos levassem a merenda para dividirem com os que não tinham o que comer."

Sabe Latim, o "Anônimo blogueiro"!!! Gostei do "ex-ofício"...

Sabemos deste fato - lamentável para todos nós, viu, "Anônimo blogueiro" -"Maaaaaaaaaaaaaaas" Macau tem um Conselho da Alimentação Escolar!Não era obrigação do SINTE-RN, Regional de Macau.E ainda assim, fizemos a nossa parte, ao levarmos ao conhecimento do chefe do executivo e da então secretária da Educação do município o fato acima mencionado... Sabe, "Anônimo blogueiro", que até o MEC e o FNDE, também foram informados deste caso da merenda escolar, através de um relatório enviado por mim?!?!?!?!?

"Aplaudo a reação de revolta do SINTE quando soube, que nas escolas do município não havia materiais de limpeza e as ASGs levavam de suas residências vassouras, detergentes, sabão e até papel higiênico para cumprirem suas obrigações..."

Somos mesmo merecedores dos teus "aplausos".Mas não nos revoltamos como querias ou queres. Mas, ainda assim, levamos ao conhecimento da categoria e da Secretária esta absurda situação. Mas, lembro-te: não é de nossa competência tratar de vassouras,detergentes, sabão e papel higiênico, ou da falta destes, nas escolas de Macau. A responsabilidade não é nossa.


"Tenho certeza que o SINTE protestou quando as creches do município só iniciaram suas aulas no mês de abril ou maio de 2008 por desinteresse da Secretaria de Educação do Município, Ação Social ou do Sr. Prefeito, sei lá..."

E não é que estás certo, caro "Anônimo blogueiro"!!!!!! Reclamamos, sim! Reclamamos a quem de direito... Pois bem, a responsabilidade era e é da Secretaria da Educação do município, da Secretaria da Ação Social e do Sr. Prefeito, sim!!! Protestamos, sim... Parece que tens umas fontes que podem merecer confiança...Parece.


"Admiro a participação ativa e bastante sugestiva do SINTE na Semana Pedagógica de 2009, onde os professores e diretores das escolas do município de Macau programaram as atividades para o ano letivo de 2009."

Bem, tua admiração - pelo visto, já nos causa uma certa estranheza...Mas vamos lá. Vou acreditar que a admiração é verdadeira; sinto em não dizer que é mútua...
Sabias que as escolas, tanto do estado quanto do município, têm Direções?!?!?!? E têm, estas escolas, equipes pedagógicas, e que estas equipes têm a responsabilidade e a competência para tratar deste assunto?!?!? O SINTE não tem que dar nem um PITACO, como queres, nestes casos, caro "Anônimo blogueiro"
Sabe, até que se a gente tivesse sido convidado para dar sugestões, caro "Anônimo blogueiro', a gente teria participado, sem medo de aparecer... Mas, como estavas presente na abertura, sabes que não fomos convidados para tal... Já pensou?!?!? O SINTE dizendo como teria que ser planejado o ano letivo das escolas de Macau para 2009. Foge à nossa competência e à nossa responsabilidade... Mas não nos esconderíamos, se tivesse que participar..

Aqui, concordamos com o "Anônimo blogueiro" quando ele afirma que
“todas essas ações são para o SINTE essenciais e que demonstram, realmente, interesse em lutar por uma melhor qualidade de educação e de educadores...”.
É verdade, “Anônimo blogueiro”, o SINTE e a Regional de Macau, desde a sua fundação, acredita ser estas ações essenciais, e demonstramos, sim – grato, uma vez mais, pela teu reconhecimento – realmente o interesse numa educação de melhor qualidade para toda a comunidade que a ela tem direito.

"Como também sei, que todas essas ações são para o SINTE essenciais e que demonstram, realmente, interesse em lutar por uma melhor qualidade de educação e de aducadores, e não somente, aquelas besteiras de greves, de aumento salarial etc..."

Quanta infelicidade, hein?!?

Não, não temos como estandarte a GREVE (gostou do “estandarte”; é o que dá prosear com um “anônimo blogueiro ERUDITO”...). Mas, sabe bem este “Anônimo blogueiro” ( Ô, humilde escriba, desconfio que tu já se aproveitou de greves; ou já se escondeu delas, para – como de costume – não aparecer...). Eu nunca me escondi.
E vamos discordar uma vez mais: nem a greve nem a luta por salário são besteiras, como escreveu este “Anônimo blogueiro”. Primeiro: tanto a greve como o aumento do salário estão na Constituição, não é?!?!?!? Se este “humilde” e “anônimo blogueiro” é trabalhador – deve ser – sabe disso; tenho certeza que sabe. E sabe muito bem que a GREVE é um instrumento legítimo inscrito na Lei... E, “Anônimo blogueiro”, já viu SACO VAZIO FICAR EM PÉ?!?!? Lutamos por melhores salários, sim!!! E sempre. Quem não gosta de ganhar mais e melhor?!?!?!? E sabe o “humilde blogueiro” que o nosso salário é vergonhoso para o trabalho que a gente faz... Ou tu tens coragem de dizer o contrário?!?!?!? Talvez até tenha, para agradar o governante de plantão.
Sabe, “humilde e anônimo blogueiro”, deves desculpas públicas a todos os trabalhadores. Foi infeliz nesta parte. Ou achas de verdade que o único instrumento que temos para pressionar, de alguma forma, os chefes de executivos, municipais ou estaduais, inscrito na Constituição – faz um favor, e vê lá na Constituição o artigo que fala sobre a greve e sobre o salário, faz?) é besteira?!?!? E o salário?!?!? Também é besteira lutar para que eles tenham aumento?!?!?!?
Besteira foi o que você pensou e escreveu, com todo o respeito...
Hum... “Robertodobaldeana”... O “Anônimo blogueiro agora arvorou-se em filósofo...
E criou uma máxima. Será que o saudoso Roberto do Balde teria dito mesmo isto? Sabe, meu caro “Anônimo blogueiro”, és um covarde mesmo.
Lembra-se daquele caso dos cheques que, misteriosamente, sumiram da prefeitura?!?!?! Lembra-se?!?!? Deve se lembrar, sim. Usaste agora, na tua máxima “robertodobaldeana”, a mesma e esfarrapada desculpa que usaram naquele episódio. Puseram a culpa pelo desaparecimento dos 2 cheques em duas pessoas que haviam morrido, e assim, não teriam como se defender...Tu sabe muito bem, né?!?! E assim nunca apareceu o verdadeiro “sumidor” dos cheques...
Veja como é bom não se omitir: conheces a minha posição em relação às lutas pelas melhorias e direitos dos trabalhadores em educação do município de Macau. Estou até desconfiando desse teu reconhecimento... Vou ficar com um pé na frente e outro atrás quando este escriba humilde e anônimo – e COVARDE – me fizer um reconhecimento assim tão público. Reafirmo uma parte do que dizes: já me viu, sim, preocupado com a qualidade da educação e dos educadores. E, pelo que me consta, esta preocupação nunca saiu de mim. Sabe, “Anônimo escriba”, estivemos recentemente, no Ministério Público provocando a participação deste órgão justamente na questão da educação do município de Macau; deixe eu lembrar... pera aí...foi na última quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009, numa audiência com o chefe do executivo, com o seu secretário da Educação, e nossa representação local dos trabalhadores em educação pública... Quer uma cópia do documento resultante da nossa participação?!?!?!?
Pois é, “Anônimo blogueiro”, sou um pouco diferente de outras ‘marés’, como dizes: estou somente com a idade diferente. Mas a preocupação é a mesma... Não se preocupe.
Agora, “Anônimo blogueiro”, usar Roberto do Balde para se esconder é demais!!! É muita sacanagem! É mesmo, muita covardia...É foda!!!
É o que dá o anonimato. Fica fácil de desaparecer sem deixar vestígio... Ou talvez não tenhas coragem de sustentar o que tuas fontes te levam como notícias... Ou não tenhas mesmo coragem por que nasceste covarde.

Agora, quero sua inestimável ajuda: o que diabo é mesmo QUEBRAR LANÇAS??!?!?!?!?
E mantenho a definição: é covardia, sim. Dizer as coisas sob o manto do anonimato ( manto do anonimato... gostou?!!? tô ficando ERUDITO...). O que teme, se “achas” que o que dissestes é verdadeiro?!?!?!?!?
Não, não usamos o SINTE para esconder as “falhas administrativas”. Nunca usei, não uso, e não vejo nenhuma perspectiva de mudança quanto a este comportamento. Tem certas coisas que não se muda... Não vê você? Deve ter sido sempre assim: escondendo-se, escondido...
Parafraseio: O ANONIMATO É O REFÚGIO DOS COVARDES. Ei, grato pela informação sobre Gramsci...

E, finalmente, FODA, “anônimo blogueiro”, é você usar o Roberto do Balde para se esconder... Ou é covardia?!?!?
E à reboque da máxima “Gramsciniana” (não soaria melhor ‘gramsciana’, ERUDITO e “anônimo blogueiro”?!!!?!?)para o seu “blog” e para o seu “gumverno”, permita-me, apresento aqui um ditado popular que cai como uma luva sobre a história da máxima “robertodobaldena”: “QUEM DISSO CUIDA, DISSO USA.”
Eu nunca chupei bubu,chupeta, consolo, ou coisa parecida visse, “Anônimo blogueiro”... E tu, já refugiou, ou já chupou algo da espécie?!?!?!?

Olhem a pérola: “...como ele assim nos define...” veja só, como é covarde, o nosso “Anônimo blogueiro”: até no uso do pronome ele se esconde. Ele usa o NOS, como se quisesse se imiscuir da responsabilidade e da covardia. É FODA mesmo. Faça isso não, “omi”...É feio, e é FODA!

Grato...

Sua ironia não se sustentou.
Manoel Nazareno da Silva