quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 - parte 1








A tradição venceu mais uma vez!


Tinha dito que não falaria do Carnaval de Macau até que esse tivesse terminado.


A tradição do Mela-Mela mais uma vez salvou o carnaval de rua de Macau. Atraidos pelo lambuzado de melaço, caracteristica maior, dos nossos foliões, o carnaval do Mela-Mela valeu. Mesmo faltando mel para o povo, quando se foi divulgado que a prefeitura tinha adquirido várias toneladas de mel, na rua faltou o ingrediente. Encontramos algumas carroças agraciadas com vários tambores, mas somente para os poucos sortudos, afilhados do sistema.

Encontramos, sim, um caminhão na entrada da cidade vendendo mel, cinco reais a garrafa.



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Educação, eita que tá tudo mudando....6


Sr. Manoel Nazareno da Silva, M.D Coordenador do SINTE-RN, Regional de Macau, Mil perdões pede este insignificante escriba das hostes blogueiras da nossa região. Mil perdões pelas notas feitas, oriundas de notícias de nossas fidedignas fontes, onde nos transmitiram fatos que talvez, possam ser ou parecerem errôneas.



Conheço a luta do SINTE da nossa cidade. Não procuramos atingir a honra da instituição nem mesmo a dos valorosos companheiros militantes da luta sindical a favor dos Profissionais do Magistério Público de Macau.


Maaaaaaaaaaaaaaas, não vimos nem ouvimos nos jornais, nas TVs, nas emissoras de rádio, nas panfletagens, nos cochichos, nos fuxicos nem nos boatos, uma menção sequer, sobre o episódio relatado na matéria. Caso tenha havido alguma ação, acho eu, deveria ter sido divulgada.


Sei que o SINTE deve ter se pronunciado em público ou ex-ofício, sobre a falta de merenda nas escolas do município no semestre próximo passado, quando foi solicitado pela diretora da escola da COHAB que os alunos levassem a merenda para dividirem com os que não tinham o que comer.


Aplaudo a reação de revolta do SINTE quando soube, que nas escolas do município não havia materiais de limpeza e as ASGs levavam de suas residências vassouras, detergentes, sabão e até papel higiênico para cumprirem suas obrigações...


Tenho certeza que o SINTE protestou quando as creches do município só iniciaram suas aulas no mês de abril ou maio de 2008 por desinteresse da Secretaria de Educação do Município, Ação Social ou do Sr. Prefeito, sei lá...


Admiro a participação ativa e bastante sugestiva do SINTE na Semana Pedagógica de 2009, onde os professores e diretores das escolas do município de Macau programaram as atividades para o ano letivo de 2009.


Como também sei, que todas essas ações são para o SINTE essenciais e que demonstram, realmente, interesse em lutar por uma melhor qualidade de educação e de aducadores, e não somente, aquelas besteiras de greves, de aumento salarial etc...

É, já vi em outras marés, um Nazareno se preocupar mais com a qualidade de educação e educadores do que quebrar lanças com um expediente covarde de um "Anônimo Blogueiro", como ele assim nos define...
Agora usar o SINTE pra tentar defender as falhas administrativas... é foda!

A máxima Gramsciniana de que a “PÁTRIA É O REFÚGIO DOS COVARDES” pode ser atualizada aqui pela máxima Robertodobaldeana “CADA BOCA REFUGIA O BUBU QUE LHE CABE”...

Educação, eita que tá tudoo mudando 5


Á PEDIDOS...


Recebemos um comentário de um visitante sobre a matéria "Educação, eita que tá tudo mudando" postado no dia 30 de janeiro de 2009.

Publicação na íntegra:


"A propósito do trecho que segue

"E o que é mais grave, não ouvimos ou vimos nenhuma reação por parte dos professores, dos órgãos de classe como o SINTE, Conselho Municipal de Educação, se existe, Ministério Público, Vereadores ou mesmos dos Pais dos Alunos, principais prejudicados nesse arremedo de governo."

quero tecer um pequeno comentárioPrimeiro:quero lembrar uma frase um célebre americano, no século passado, que dizia: A PÁTRIA É O REFÚGIO DOS COVARDES. Seguindo este raciocínio, quero estender este refúgio para os ANÔNIMOS. Me explico, quando assim defendo este raciocínio. Talvez este anônimo "blogueiro" de hoje tenha sido, outrora, um serviçal de primeira hora deste governo, e quem sabe de governos passados. Como a teta da vaquinha secou, valendo-se do expediente covarde do ANONIMATO faz assim tão indignada luta contra a atual administração. Nem defesa nem ataque, caro "Anônimo blogueiro". Apenas uma constatação simples.Em segundo lugar, este "Anônimo blogueiro", defensor indignado dos destinos de Macau, bem que poderia informar-se, quando cita que

"não ouvimos ou vimos nenhuma reação por parte dos professores, dos órgãos de classe como o SINTE,..."

instiuições que, segundo ele, na sua ira, não estariam cumprindo com suas obrigações.Pois bem caro "Anônimo Blogueiro", O SINTE-RN, Regional de Macau, encarecidamente solicita um reparo na sua nota, já que não o conhecemos - mas o senhor nos conhece - e aí está a covardia do anonimato -, e venha, ou procure nas sua "fidedignas fontes" ( será que são?!?!?)as informações sobre as nossas atividades, e a nossa luta em favor dos Profissionais do Magistério Público de Macau. Se o senhor "Anônimo Blogueiro" se dignar a nos procurar, vai saber que este SINDICATO tem e vem cumprindo com as suas obrigações -

e não é de hoje, ou agora - na busca de melhores condições de trabalho e de acesso para profissionais e alunos da rede pública municipal de Macau.Venha, venha e nos contate. Assim ficará sabendo o que estamos fazendo na nossa luta. Mas venha à descoberto...

Caro "Anônimo Blogueiro", não tome como desaforo, ou como desafio. Mas, agradederíamos - falo em nome da nossa Coordenação Regional - se, numa próxima "notícia", o senhor tivesse o cuidado de verificar o que está escrevendo, para não - em nome do covarde anonimato - desconhecer a nossa luta. A nossa luta não é circunstancial... Como me parece ser este "blog".

MANOEL NAZARENO DA SILVA - Coordenador do SINTE-RN, Regional de Macau.
17 de Fevereiro de 2009 11:50"

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Tem pena sim!

E não adianta dizer que o Dr. Eduardo não tem pena de Macau. Para provar que tem pena já nomeou Jorge Pinto, vai nomear Pintinho e tem na reserva Francisco Papagaio e Dedé Galinha.
AH! Ia esquecendo, afinal, ele é tetéu...

A sala da agonia...

Quem Vai pra Onde?


Esta semana finalmente o Sr. Prefeito fez a partilha de alguns cargos, principalmente de secretários. Convidou os propensos candidatos e fez a anunciação. Recebemos essas fotos da assessoria de comunicação e submetemos ao leitor de pensamentos da nossa redação.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Rainha e Rei de Assu 1.


Domingo foi dia da escolha do Rei e Rainha do Carnaval de Macau. Foi como se encontrassem velhos amigos...



fotocedidapeloblogarafranzipnet

Relembrando ...há um ano...

Cautela e Caldo de Galinha nunca fizeram mal a ninguém...

Bem pensado, bem planejado, bem estudado e bem aprovado.
A Assessoria de Eventos tentando preservar a integridade física e moral do Sr. Prefeito, não permitiu que o Trio Elétrico fosse a praia de Camapum na escolha do Rei e da Rainha de Assú. Afinal, assessor é pra acudir prefeito.

O FATO:
Faz exatamente um ano do incidente, quando o Sr. Prefeito que já estava em plena campanha eleitoral tentava conseguir o voto, na urna de uma eleitora, e, alguns invejosos adversários ligaram para a primeira dama dizendo que havia algo mais do que o voto no papo. A primeira dama acreditou no fuxico e foi de encontro a dupla, inclusive agredindo injustamente, acho eu, o chefe do executivo .E o fato ocorreu na volta do trio elétrico da praia para Macau.

Prevendo novamente esse retorno da praia, a primeira dama passou o ano treinando, pois se precisasse, ia repetir a dose.


Num flagrante do nosso fotógrafo oficial vemos a Primeira Dama preparando-se para a data fatal.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Saúde, eita que tá tudo mudando..4

Desmentindo os boatos, de que a cidade de Macau encontra-se sem serviços médicos o Secretário de Saúde do Município apresentou em Avant Premier o mais novo Doutor contratato para atender aos cidadãos doentes de nossa terra, e comentou esse é totalflex....

Reunião de Secretários.

Flagrante da reunião dos Sectários da Perfeitura Municipal de Macau, quando decidiam se contratavam Surubim ou Herculano para complementar o "CAST" de artistas para o carnaval 2009 .

Eis o Secretário de Saúde de Macau.

Reaaaaaaaaalllllllllllmeeeeeeeeente fiquei pasmo! Recebi um emeiu relatando que na reunião do Sr. Prefeito com a Dra. Promotora , também estava presente o conselho municipal de saúde, e, o prefeito jurou olhando olhos nos olhos da Dra. Promotora que: desde o dia 1º de janeiro de 2009, o secretário de saúde já estava nomeado, inclusive publicado em Diário Oficial. E ela acreditou!... ou fingiu que acreditou....Ou não acreditou mas deixou prá lá... Ou fez de conta que acreditou, pois não podia fazer nada mesmo....

A partir daí fica criado uma nova classificação de funcionários públicos - a de SECRETÁRIOS FANTASMAS. Funcionários fantasmas, já é uma função institucionalizada no município e no País. Mas, Secretário Fantasma, essa é nova.

Isso explica muita coisa:
1-A luta de Dr. Eduardo pela Secretaria de Saúde já estava decidida. Só ele não sabia.
2-O excelente trabalho do secretário de saúde é aprovado pela população.
3-As ações de saúde do município é compatível com a capacidade do secretário.

Também foram nomeados em 1º de janeiro de 2009 os secretários de educação, agricultura e pesca, administração, desenvolvimento urbano, turismo. É só ver os trabalhos desenvolvidos por eles na nossa cidade.....Só a oposição não quer ver... Sim, e o vice-prefeito.....Vice o que?

SAÚDE em Macau, eita que tá tudo mudando..15.




A CIDADE DA SAÚDE

Ora, ora, mas não é que de volta a minha terra adorada, tive a satisfação de saber que: Macau não precisa mais de médicos nem dentistas. O prefeito atual mandou não sei se por decreto ou se por decrépito, fechar todos os PSFs do município, cidade e distritos. Também proibiu que os exames e tratamentos fora de Macau tivessem continuidade, inclusive os doentes que fazem hemodiálise. Farmácias básicas são pra fecharem. Pra que remédios? Diabéticos, hipertensos, doentes psiquiátricos, cancerosos, tuberculosos, aidéticos, gestantes, crianças, adultos e idosos, a partir de novembro de 2008 não precisam mais tomar comprimidos, injeções, xaropes etc.
Exames de laboratórios, exames de raios X, ultrassonografias, mamografias, tomografias, ou mesmo um exame de fezes, não precisa mais ser feito na cidade de Macau. O Prefeito já determinou e pronto!
Que felicidade, finalmente o paraíso chegou á nossa cidade. Ninguém precisa mais de tratamentos médicos ou de dentistas. Cardiologistas, urologistas, cirurgiões, ortopedistas, psiquiatras, por favor, esqueçam a cidade de Macau.



Falando francamente fiquei surpreso. Passeei pelos bairros e distritos e lá estavam, todos os postos de saúde fechados. E o mais surpreendente, é que já estamos em meados de fevereiro de 2009 e não vi nem um grito de alerta. Não ouvi nem um brado da população, dos vereadores, dos políticos em geral, do ministério público, das representações de classe ou mesmo dos ex-doentes.
Uma nota nos jornais, nos blogs, nas colunas sociais, políticas ou mesmo nos programas de rádio. Não, ninguém falava nada.
Inclusive cheguei até a pensar que havia sido extinta a Secretaria de Saúde. Pois até o momento não há Secretário de Saúde. Não há agentes de saúde nas ruas. Não há combate ao mosquito da dengue. Não há medicamentos para o povo.
Maaaaaaaas nas ruas existia um clamor em surdina. Não sei se por medo de represálias, pavor, terror ou mesmo por subserviência escravatural ninguém tinha coragem de reclamar. Havia e ainda há um grito preso na garganta. O povo está sofrendo um verdadeiro holocausto administrativo. Está acomodado. Os doentes estão morrendo. As doenças estão se agravando. Os tratamentos estão interrompidos. Sem remédios aumentam os problemas de cabeça, depressões, brigas familiares, agressões, suicídios. Os doentes do coração aumentam suas pressões, ocorrem mais infartos.



Nós somos culpados.
Cadê nossos vereadores que nós elegemos na última eleição? Fátima Jácome, vem de uma família tradicional rica e sua saúde deve ser de ferro. Oscar Paulino, aposentado da policia federal deve ter plano de saúde vitalício e não importa se os seus eleitores de Diogo Lopes e Barreiras adoeçam. Champirra, petroleiro também tem plano de saúde oferecido pela maior empresa petrolífera da América do Sul. Lampião, depois de mostrar seu poderio econômico ao povo de Macau também cuida da sua saúde em outras terras. Leyla tem como herança de seu pai, o bonitão, verba suficiente para procurar em qualquer capital do país um tratamento adequado quando necessita. Magali Marcelino, segundo consta, tem a saúde patrocinada pela Petrobrás fora a benção do Sr. Prefeito e Zé Filho ainda tem a esperança de um dia ser novamente o preferido do prefeito então não quer ir contra a vontade do todo poderoso. Dr. Eduardo desapareceu do mapa e Dr. José Antonio tá descambando lá pras bandas de Guamaré.

Da oposição finalmente apareceu um grito de socorro em nome do povo. O neo-vereador Dercio Cabral, lá da COHAB, num momento de revolta, mostrou que dos eleitos, parece que vai se salvar algum. Fez uma denuncia ao ministério público, que andava cochilando, dizendo: Dra Promotora o povo de Macau está sem saúde, sem médicos, sem remédios, sem dentistas, sem exames, sem secretário de saúde sem governo e sem esperanças. Comenta-se que a Dra. Promotora fez o Sr. Prefeito assinar um acordo para que a cidade voltasse a ter saúde. O prefeito jurou de Pé Junto que traria a saúde do povo de Macau de Volta. É uma pena que a Dra. Promotora tenha acreditado, ou fingindo que acreditava, na palavra do Sr. Prefeito, pois até agora o prefeito não moveu uma palha para cumprir o prometido. Afinal de contas ele já está acostumado a lidar com a justiça, a seu modo.
Eita que ta tudo mudando.

Viva a sogra....

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Saúde, eita que tá tudo mudando...2

Saúde, eita que tá tudo mudando...1

EDUCAÇÃO, eita que tá tudo mudando...


Infelizmente o caos administrativo que se instalou na cidade não está limitado apenas na área da saúde, já tão fragilizada pela apatia que os poderes executivo e legislativo estão tendo com a nossa população. A educação também se encontra esquecida. Vejamos. Há apenas seis dias da data prevista para o início do período letivo ainda na temos limpeza nas escolas, quadro de funcionários definidos, diretores e vice-diretores nem mesmo o secretário de educação foi nomeado, inclusive, nem matrícula dos alunos foi efetuada.


Continua a briga pelos nomes indicados para os cargos enquanto nossas crianças e adolescentes amargam um tardio início das aulas.


Qual a desculpa que o Sr. Prefeito vai dar, pois temos um governo que teve continuidade, que não houve mudança de executivo mas demonstra claramente uma total desorganização administrativa.


E o que é mais grave, não ouvimos ou vimos nenhuma reação por parte dos professores, dos órgãos de classe como o SINTE, Conselho Municipal de Educação, se existe, Ministério Público, Vereadores ou mesmos dos Pais dos Alunos, principais prejudicados nesse arremedo de governo.


Os Srs. Vereadores não tão nem aí, já que nenhum deles tem filhos estudando na rede pública, então pra que se importar? A hora é de brigar pelos cargos de direção, ou mesmo por uma vaga para um correligionário seu.


È hora de acordar para que o pesadelo da ignorância não destrua o sonho da educação, da sabedoria, do conhecimento e do futuro da nossa terra e do nosso povo.